República Dominicana encerra buscas nos escombros de casa noturna com ao menos 124 mortos
Tragédia em Santo Domingo deixa um saldo trágico de 124 mortos e 150 feridos após o desabamento de casa noturna. Trabalhos de resgate foram encerrados, mas esperanças de encontrar sobreviventes se esgotaram com a descoberta de novos corpos.
Socorristas dominicanos encerram resgates na casa noturna Jet Set em Santo Domingo, onde desabou durante show de Rubby Pérez. Estimativas apontam para 124 mortos, número que pode subir com a descoberta de 20 novos corpos.
Familiares de desaparecidos se aglomeram nas proximidades, à espera de notícias. Lista com nomes das vítimas foi disponibilizada para identificação.
O general José Luis Frómeta Herasme, chefe do Corpo de Bombeiros, anunciou que foi feita a extração de 20 corpos: "Hoje concluímos os trabalhos de resgate." Mais de 300 socorristas estiveram envolvidos na operação, com apoio de brigadistas de Porto Rico e Israel.
O saldo de feridos se mantém em 150, sem expectativa de novos sobreviventes, de acordo com Juan Manuel Méndez, chefe das operações. "Infelizmente, não resgatamos pessoas com vida", afirmou.
Um cidadão americano está entre os mortos, conforme comunicado do chefe da diplomacia dos EUA, Marco Rubio. Bancos de sangue foram habilitados para doações.
Não há registro oficial sobre o número de espectadores no show. O local tem capacidade para 700 pessoas sentadas e 1.000 em pé. O corpo de Rubby Pérez foi recuperado durante a madrugada, e o governo prestará homenagem no Teatro Nacional.
Além do cantor, a tragédia resultou na morte da governadora da província de Monte Cristi, Nelsy Cruz, e ex-jogadores de beisebol Octavio Dotel e Tony Blanco. Este incidente é considerado uma das maiores tragédias da história recente da República Dominicana.