Reino Unido prepara regras mais rígidas para plataformas móveis da Apple e do Google
Regras propostas buscam limitar o domínio da Apple e Google em serviços móveis no Reino Unido. Autoridade antitruste destaca necessidade de inovação e maior escolha para os consumidores.
A Apple Inc. e o Android, do Google, estão enfrentando novas regras do órgão antitruste do Reino Unido em relação ao seu poder no mercado móvel.
A Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) propôs dar à dupla o chamado Status de Mercado Estratégico, visando regulamentações para reduzir gargalos, incluindo sistemas operacionais, lojas de aplicativos e navegadores.
Segundo Sarah Cardell, CEO da CMA, as plataformas móveis são cruciais para a economia do Reino Unido e há oportunidades para mais inovação e escolha.
O Google classificou a decisão como "decepcionante e injustificada", enquanto a Apple destacou que a abordagem prejudica a privacidade e a segurança.
Esta é mais uma medida em uma série de ações contra empresas do Vale do Silício. Recentemente, a Amazon e a Microsoft foram solicitadas a mudar suas práticas no mercado de serviços em nuvem, e o Google enfrenta investigações em busca e publicidade online.
A CMA poderá impor requisitos de conduta, como facilitar o download de aplicativos e pagamentos fora das plataformas, além de multas e medidas para aumentar a concorrência.
A consulta da CMA está prevista para ocorrer até 22 de outubro.