Regulamentação da BR do Mar vai reduzir custos logísticos de 20% a 60%, diz ministro
Regulamentação do programa visa impulsionar a cabotagem no Brasil, criando novas rotas e reduzindo significativamente os custos logísticos. Com a expectativa de crescimento no setor portuário, a iniciativa busca aumentar a movimentação de contêineres no país.
Presidente Lula assina decreto do programa BR do Mar
Nesta quarta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou o decreto que regulamenta o programa BR do Mar. O objetivo é estimular a cabotagem entre portos brasileiros, criar novas rotas e reduzir custos logísticos.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, destacou que a regulamentação poderá reduzir custos logísticos entre 20% e 60% durante a cerimônia de assinatura.
A cabotagem é a navegação entre portos do país, utilizando o mar e vias navegáveis interiores. A lei do programa foi sancionada em janeiro de 2022.
“A BR do Mar vai ampliar a cabotagem no Brasil”, afirmou o ministro, mencionando um aumento na movimentação de contêineres de 1,2 milhão para 2 milhões.
Em 2024, o setor portuário deve registrar crescimento de quase 5%, com portos públicos crescendo 7% e serviços de contêineres apresentando mais de 18% de evolução no Brasil.
Publicada por Nícolas Robert