HOME FEEDBACK

‘Reclamar do Pix é o mesmo que defender telefone fixo no lugar do celular’, afirma Haddad

Haddad defende o Pix contra críticas dos EUA e considera a investigação irracional. O ministro ressalta que o sistema de pagamento brasileiro não representa uma ameaça e reitera a eficácia do Judiciário brasileiro.

Ministro da Fazenda defende o Pix

Fernando Haddad reafirmou nesta segunda-feira (21) o valor do Pix, sistema de pagamento criado pelo Banco Central, após críticas dos EUA. A investigação americana, iniciada sob o governo Donald Trump, envolve o Pix e surge junto ao anúncio de tarifas adicionais de 50% sobre produtos brasileiros.

Haddad comparou a crítica ao Pix a defender “telefone fixo no lugar do celular” e considerou irracional vê-lo como ameaça aos EUA. Ele destacou que a família Bolsonaro está buscando sanções, aproveitando questões políticas relacionadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que é réu em ação penal. Eduardo Bolsonaro é investigado no Brasil por sua atuação nos Estados Unidos.

“Não podemos aceitar provocação sem base factual”, enfatizou Haddad. Ele também afirmou que uma possível exclusão do Brasil de sistemas internacionais de pagamentos seria sem relação com o Pix. Comparou a situação a da Rússia, que foi excluída por estar em guerra.

Com informações do Estadão Conteúdo

Leia mais em jovem-pan