HOME FEEDBACK

‘Quem vai pagar essa conta mais uma vez são prefeitos’, reclama Paes sobre PL do IR

Eduardo Paes destaca a pressão sobre prefeitos devido à proposta de isenção do imposto de renda e critica a reforma tributária. Ele ressalta a necessidade de união entre os gestores municipais para enfrentar os desafios dessa nova estrutura fiscal.

Prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) comentou nesta segunda, 7, sobre a proposta de ampliar a isenção do imposto de renda para quem ganha até R$ 5 mil. Ele classificou a medida como “correta” para reduzir injustiças tributárias, mas alertou que os prefeitos irão arcar com as consequências financeiras.

Paes destacou a pressão de governadores e prefeitos sobre os impactos na arrecadação do imposto de renda retido na fonte (IRRF), que afeta funcionários públicos estaduais e municipais. Ele lembrou que prefeitos já suportaram custos pela isenção nos combustíveis antes das eleições de 2022.

O prefeito expressou otimismo sobre a força política dos mandatários, afirmando que, se unidos, podem minimizar os impactos das medidas propostas. Sua declaração ocorreu após ele criticar a reforma tributária, afirmando que ela representa um retrocesso ao romper com o modelo da Constituição de 1988.

Paes enfatizou que a reforma retirou a autonomia tributária dos municípios e aumentou a carga tributária nacional com contribuições para a Seguridade Social. Ele acredita que o Brasil enfrenta uma crise institucional e que o momento é de transição com desafios para os municípios.

Leia mais em infomoney