Quem tem visto cancelado para os EUA não é informado
Cancelamento de vistos provoca debate na mídia brasileira sobre possíveis alvos da medida. Apesar das especulações, autoridades dos EUA não confirmam informações sobre deportações ou lista de nomes afetados.
Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, cancelou o visto do ministro do STF, Alexandre de Moraes, e de colegas, incluindo seus familiares, na sexta-feira (18.jul.2025).
A mídia brasileira começou a divulgar listas de supostos alvos do cancelamento, mas sem comprovação oficial. Alguns veículos afirmaram que familiares que residem nos EUA seriam deportados, o que é improvável no curto prazo.
Vale destacar que os EUA não informam indivíduos sobre o cancelamento de seus vistos. A verificação acontece apenas no momento do check-in ou na chegada ao país.
Entre os magistrados especulados que teriam seus vistos cancelados estão, em ordem alfabética: Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Dias Toffoli, Edson Fachin, Flávio Dino, Gilmar Mendes e Luís Roberto Barroso. André Mendonça, Kassio Nunes Marques e Luiz Fux não estão na lista.
A especulação se estendeu a outras autoridades brasileiras, como: Andrei Rodrigues (Polícia Federal), Fábio Schor (delegado), Paulo Gonet (procurador-geral), Ricardo Lewandowski (ex-ministro do STF) e Rodrigo Pacheco (senador).
Nenhuma dessas alegações foi confirmada pelo Departamento de Estado. Além disso, há incertezas sobre a situação de familiares de ministros do STF que residem nos EUA, como Bernardo Barroso, filho de Luiz Roberto Barroso, que trabalha em Miami.