Quem são os presos libertados em acordo inédito entre EUA e Venezuela
Troca de prisioneiros marca um novo capítulo nas relações entre EUA e Venezuela. Negociações intensas resultaram na libertação de cidadãos de ambos os países, com mediação do presidente de El Salvador.
Troca de prisioneiros entre EUA e Venezuela
Na sexta-feira (18/7), os governos dos EUA e da Venezuela realizaram uma troca de prisioneiros mediada pelo presidente de El Salvador, Nayib Bukele.
- 252 venezuelanos deportados dos EUA foram enviados à Venezuela.
- Em troca, o governo de Nicolás Maduro libertou dez cidadãos americanos e alguns venezuelanos considerados presos políticos.
A troca resultou de semanas de negociações entre os dois países. Os deportados estavam em uma prisão em El Salvador após serem acusados de ter vínculos com organizações criminosas, mas alegaram falta de provas.
Sobre os libertados da Venezuela:
- Entre os dez americanos, destaca-se Lucas Hunter, detido enquanto praticava windsurf e Wilbert Joseph Castañeda Gómez, suboficial da Marinha dos EUA.
- Maduro também libertou presos políticos, mas seu governo os classificou como indivíduos processados por crimes comuns.
O ministro do Interior da Venezuela, Diosdado Cabello, comentou que as libertações visam a paz no país.
Apesar da troca, não se espera mudanças nas sanções dos EUA à Venezuela ou restabelecimento de relações diplomáticas entre os países.
Leia mais em
bbc