Quem paga pelas tarifas de Trump e para onde vai o dinheiro?
Guerra comercial: Entenda como as tarifas afetam o comércio internacional e a economia dos EUA. Especialistas alertam que os objetivos de Donald Trump podem ser contraditórios e prejudiciais para a indústria local.
Desde seu retorno ao cargo, o presidente dos EUA, Donald Trump, iniciou uma guerra comercial global com tarifas para alcançar diversos objetivos:
- Aumentar a arrecadação federal;
- Reduzir ou eliminar déficits comerciais;
- Forçar indústrias a produzir mais nos EUA.
Mas quem paga essas tarifas? Elas são impostos sobre produtos importados e são arcadas pelas empresas importadoras.
Por exemplo, se o Walmart importa sapatos de US$ 100 do Vietnã com uma tarifa de 20%, a empresa deve US$ 20 em tarifas ao governo dos EUA.
Objetivos de Trump: tornar as tarifas tão onerosas que forçam empresas a fabricar nos EUA, criando mais empregos e aumentando salários.
Além disso, as tarifas são vistas como uma ferramenta para obter concessões de outros países e arrecadar impostos para cortes domésticos.
Entretanto, economistas alertam que as tarifas não podem atingir todos os objetivos estabelecidos. Muitos deles são contraditórios.
As tarifas, que deveriam aumentar a manufatura americana, estão dificultando a vida de fabricantes nos EUA ao interromper cadeias de suprimentos e elevar custos de matérias-primas.