HOME FEEDBACK

Quem foi a freira Inah, a mulher mais velha do mundo, que faleceu aos 116 anos?

Freira gaúcha Inah Canabarro Lucas, reconhecida como a pessoa mais velha do mundo, falece aos 116 anos. Sua vida foi marcada pela fé, educação e uma paixão fervorosa pelo futebol.

Inah Canabarro Lucas, a mulher mais velha do mundo, faleceu em Porto Alegre na última quarta-feira, aos 116 anos. Nasceu em 1908 em São Francisco de Assis, Rio Grande do Sul, e é considerada a última pessoa viva nascida naquele ano.

Religiosa e torcedora apaixonada do Internacional, Inah recebeu bênção do papa Francisco e era bisneta de um líder da Revolução Farroupilha.

Ela se tornou a pessoa mais velha do mundo em 4 de janeiro de 2023, após a morte da japonesa Tomiko Itooka. Com a sua morte, o título passa para a inglesa Ethel Caterham, nascida em 21 de agosto de 1909.

Inah atribuiu sua longevidade a Deus, afirmando que Ele é “o segredo de tudo”. Sua trajetória religiosa começou aos 16 anos, e ela se tornou freira aos 26 após fazer seus votos perpétuos.

Ela lecionou em diversas instituições e fez parte das Irmãs Teresianas do Brasil. O clube Internacional prestou homenagem à sua torcedora mais antiga, recordando seu amor pelo time e celebrando aniversários temáticos.

Inah recebeu uma bênção apostólica do papa em 2018 e foi vacinada contra a covid-19 em 2021. Contraiu a doença em 2022, mas se recuperou, tornando-se uma das sobreviventes mais velhas conhecidas.

*Com informações do Estadão Conteúdo*

Leia mais em jovem-pan