HOME FEEDBACK

Queda livre de ações pelo mundo: quais os piores 'crashes' das Bolsas desde 1929?

Mercados globais enfrentam uma das piores quedas da história, impulsionados principalmente pelo aumento de tarifas dos EUA e retaliações da China. Analistas destacam a gravidade do momento, relembrando crashes marcantes do passado.

O colapso do mercado de ações nesta segunda-feira na Ásia e na Europa segue o "tarifaço" dos EUA e as medidas de retaliação da China, relembrando turbulências como na pandemia de Covid-19 e na crise financeira global.

Analistas qualificaram as quedas de hoje como "históricas", descrevendo a reação das Bolsas como um "banho de sangue", evocando colapsos passados. Veja abaixo outros "crashes" que marcaram a economia global:

  • 2020: Pandemia de Covid-19 - Ações globais caíram drasticamente após a OMS declarar a pandemia. Paris -12%, Madri -14%, Milão -17%, Londres -11% e Nova York -10% em 12 de março. A recuperação foi rápida após medidas governamentais.
  • 2008: Crise dos subprimes - Hipotecas subprime nos EUA levaram à falência do Lehman Brothers. Bolsas caíram entre 30% e 50% de janeiro a outubro.
  • 2000: Bolha das pontocom - O índice Nasdaq perdeu 39,3% após atingir seu pico em março. Muitas startups faliram.
  • 1987: Black Monday - Em 19 de outubro, o Dow Jones despencou 22,6%, gerando pânico global.
  • 1929: Colapso de Wall Street - Em 24 de outubro, conhecido como Black Thursday, o Dow perdeu 22%. Isso foi o início da Grande Depressão.
Leia mais em o-globo