HOME FEEDBACK

Queda em vendas de combustíveis e lubrificantes em maio é a mais forte em um ano, diz IBGE

Queda nas vendas de combustíveis e lubrificantes impacta negativamente o varejo restrito em maio. O desempenho fraco, atribuído a mudanças no setor e fechamento de postos, se soma a outras categorias em retração.

Queda de Vendas de Combustíveis: O volume de vendas de combustíveis e lubrificantes caiu 1,7% em maio, comparado a abril. Este é o maior recuo desde maio de 2024, que teve perda de 2,4%.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou que essa baixa contribuiu para a queda de 0,2% no volume total de vendas do varejo restrito.

O pesquisador do IBGE, Cristiano Santos, afirmou que o desempenho negativo “não é novidade” e destaca que foi o terceiro recuo consecutivo no segmento, essencialmente de combustíveis.

Ele apontou que a situação no Sudeste, com troca de bandeiras de postos, pode ter influenciado a queda. Alguns postos foram fechados, resultando em uma diminuição nas vendas.

O segmento de combustíveis e lubrificantes representa 11% do total do cálculo do varejo restrito, que exclui veículos, partes, material de construção e atacarejo.

Outro fator negativo mencionado foi o recuo de 1,9% em outros artigos de uso pessoal e doméstico, que tem um peso de 8% na PMC.

Leia mais em valoreconomico