HOME FEEDBACK

Quase 60% das exportações de produtos brasileiros para os EUA serão alvo de tarifas

Tarifas de 50% começam a valer em agosto e afetam 60% das importações brasileiras. Medida de Trump é uma resposta a políticas do governo brasileiro e pode impactar pequenas empresas no Brasil.

Quase 60% do valor importado pelos Estados Unidos de produtos brasileiros ficará fora da lista de isenção e será taxado em 50% a partir de 1º de agosto, segundo a Folha.

O levantamento, baseado em dados da plataforma Dataweb, estima que, no ano passado, as compras americanas de produtos brasileiros isentos somaram US$ 18,4 bilhões, ou 43% do total. Os não isentos representaram 57%.

Apenas 10% dos produtos brasileiros vendidos aos EUA estão na lista de isenção. A BMJ Consultoria avalia que cerca de 40% das exportações do Brasil aos EUA estão isentas.

No dia 30 de julho, Trump assinou um decreto implementando uma tarifa adicional de 40%, totalizando 50%. As tarifas entrarão em vigor em sete dias, mas alguns itens, como alimentos e minérios, estão isentos.

O impacto das tarifas sobre o Brasil é significativo, dado que produtos essenciais como o aço já enfrentam sobretaxas de 50%. No último ano, o Brasil vendeu US$ 3,5 bilhões em produtos semi-acabados de ferro ou aço aos EUA.

Welber Barral, conselheiro da BMJ, destacou que setores menores do Brasil, como mangas e outras frutas, também foram afetados, impactando pequenas empresas.

As tarifas visam "lidar com políticas que constituem uma ameaça à segurança nacional dos EUA" e mencionam o nome de Jair Bolsonaro. O governo Trump anunciou sanções financeiras contra o ministro Alexandre de Moraes, intensificando o componente político das sobretaxas.

Leia mais em folha