Qualcomm faz parceria com fabricantes para produzir os primeiros notebooks com IA no Brasil
Qualcomm intensifica presença no Brasil com a fabricação de notebooks Snapdragon X Elite em parceria com Dell e Asus. A empresa mira 10% do mercado latino-americano até 2024, destacando-se na competição com Intel, AMD e Apple.
Qualcomm acelera expansão no Brasil, em parceria com fabricantes como Dell e Asus. A produção de notebooks com os processadores Snapdragon X Elite começa no segundo semestre deste ano.
A estratégia busca competir com rivais como Intel, AMD e Apple. Segundo a Gartner, as remessas de PCs devem crescer 2,4% em 2025.
Segundo Santiago Cardona, diretor de negócios de Computadores na América Latina, o Brasil é um dos dez maiores mercados de PCs do mundo, sendo crítico para a estratégia global da Qualcomm.
A meta é que a área de computação da empresa fature US$ 4 bilhões até 2029, com 10% vinda da América do Sul. Inicialmente, os notebooks foram lançados em mercados como Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.
O Brasil terá 11 produtos em sua lista, com cinco fabricados localmente. A Qualcomm busca oferecer modelos que fazem sentido para o mercado brasileiro, considerando preferências, preços e canais de venda.
A meta é atingir uma fatia de mercado superior a 10% na América Latina até o próximo ano. Os chips com IA proporcionam maior autonomia de bateria e melhor desempenho. Exemplos incluem notebooks que podem ter até 24 horas de duração de bateria e rodar aplicações de IA generativa.
Planejamento para habilitar a produção local já está em andamento, com os primeiros cinco modelos feitos no Brasil previstos para o segundo semestre, possibilitando preços mais competitivos.