Quais são as maiores igrejas católicas do mundo?
A lista revela curiosidades sobre as maiores igrejas do catolicismo, além de destacar a imponente basílica de Nossa Senhora da Paz. Especialistas discutem a importância histórica e arquitetônica desses templos para a tradição cristã.
Jesus Cristo é considerado o fundador da igreja Católica Apostólica Romana, no século I.
O imperador Constantino, ao se converter ao catolicismo no século IV, popularizou a religião. Ele doou ao papa Melquíades o terreno que abriga a igreja de São João de Latrão, em Roma, construído em 320, o primeiro templo católico no Ocidente.
Uma divulgação da Aleteia apresenta os 10 maiores templos católicos do mundo conforme a capacidade de lotação.
A Basílica de Nossa Senhora da Paz, em Yamoussoukro, Costa do Marfim, é considerada a maior igreja católica do mundo, com capacidade interna para 18 mil fiéis, mas a esplanada pode acomodar até 300 mil pessoas.
O professor Eduardo Faust destaca que não há consenso sobre quais são os maiores templos, já que há divergências nos critérios, como capacidade, área total ou metragem interna.
O teólogo Raylson Araújo explica que a origem dos templos católicos remonta às práticas dos primeiros cristãos, que utilizavam suas casas para reuniões religiosas, herança do judaísmo.
Atividades arqueológicas no Oriente Médio identificam o berço das primeiras construções cristãs. Em 2008, arqueólogos encontraram uma caverna sob a igreja de São Jorge em Rihab, Jordânia, datando do século II, possivelmente uma das primeiras igrejas cristãs do mundo.