Putin defende aumento de transações em moedas locais em discurso na Cúpula dos Brics
Putin enfatiza a importância de transações em moedas locais entre os países do Brics e propõe a criação de um sistema de liquidação independente. Aumento dos investimentos mútuos também foi destacado como crucial para o desenvolvimento econômico do grupo.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, destacou a importância de aumentar transações em moedas locais entre os países do Brics na 17ª Cúpula de Líderes do bloco.
Putin, que participou remotamente, ressaltou que as discussões sobre o tema são preliminares. Ele enfatizou a necessidade de expandir o uso de moedas locais e propôs a criação de um sistema independente de liquidação e depósito do Brics para acelerar transações cambiais.
Durante seu discurso, mencionou que o uso de moedas locais no comércio do Brics está crescendo, prevendo que em 2024, a participação do rublo e outras moedas de países amigos atingirá 90% nos acordos da Rússia.
Além disso, Putin defendeu o aumento de investimentos mútuos entre os países-membros, principalmente através do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD). Ele propôs a criação de uma nova plataforma de investimentos para atrair financiamento e apoiar as economias do Sul e do Leste Global.