Putin afirma que modelo de globalização liberal "se tornou obsoleto"
Putin critica modelo de globalização liberal e destaca o crescimento dos mercados em desenvolvimento. Ele ressalta a importância do BRICS, que representa 40% da economia global e 44% da produção de grãos.
Vladimir Putin, presidente da Rússia, declarou na cúpula do Brics que o modelo de globalização liberal "se tornou obsoleto".
Em discurso por videoconferência, ele afirmou que "a mudança na ordem econômica mundial está ganhando impulso" e que o foco empresarial se desloca para mercados em desenvolvimento, beneficiando os países do BRICS.
Putin destacou que o BRICS abrange:
- Um terço da área terrestre do mundo;
- Quase metade da população mundial;
- 40% da economia mundial.
O PIB total em paridade de poder de compra alcançou US$ 77 trilhões, superando o G7, que possui US$ 57 trilhões, segundo o FMI.
Ele também mencionou que 90% das transferências entre a Rússia e os outros países do BRICS são realizadas em moedas nacionais. Além disso, agradeceu o apoio do Brasil à sua iniciativa de criar uma Bolsa de Grãos, já que o BRICS representa 44% da produção mundial de grãos.
Putin, que já sediou a cúpula do BRICS em outubro passado, não compareceu ao evento no Rio de Janeiro devido ao risco de prisão por ordem do Tribunal Penal Internacional por supostos crimes de guerra na Ucrânia.