PT, PSB e mais 5 partidos repudiam sanções de Trump contra o STF
Partidos brasileiros se unem em defesa do STF e do respeito à soberania nacional, criticando as sanções dos EUA. A nota ressalta que as punições são uma tentativa de ingerência no processo democrático do Brasil.
Presidentes de 7 partidos divulgaram, na 2ª feira (22.jul.2025), uma nota conjunta em defesa dos ministros do STF e contra as sanções do governo dos Estados Unidos ao Judiciário brasileiro.
As sanções foram impostas após a suspensão do visto do ministro Alexandre de Moraes e de familiares. Os partidos consideram as punições como uma “ingerência espúria” no processo democrático e um “ataque à soberania nacional”.
A nota enfatiza: “Manifestamos irrestrita solidariedade aos ministros do STF” e reafirma a soberania nacional.
As sanções visam magistrados envolvidos nas investigações sobre a tentativa de golpe de Estado em 8 de Janeiro. Os presidentes de partido classificam a medida como “indevida, agressiva e sem precedentes” nas relações entre os dois países.
O texto também critica as ameaças tarifárias dos EUA, que seriam influenciadas por interesses políticos.
A suspensão dos vistos foi anunciada por Marco Rubio em 6ª feira (18.jul.2025) via mensagem no X (ex-Twitter). O dispositivo usado é incomum para cidadãos de democracias como o Brasil.
A seção “212(a)(3)(C)” do Immigration and Nationality Act foi utilizada para cancelar vistos de pessoas de países autocráticos, e o governo Trump argumenta que a atuação do STF prejudica a liberdade de expressão nas redes sociais.