HOME FEEDBACK

Próximo papa pode ser da Ásia ou África, diz cardeal brasileiro

Dom Odilo Scherer comenta sobre a diversidade no Colégio de Cardeais e a possibilidade de um novo papa não ser semelhante a Francisco. Ele enfatiza que a escolha do futuro pontífice envolverá um discernimento coletivo e não deve ser encarada como uma disputa ideológica.

Cardeal Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, afirmou que “>ninguém deverá se surpreender” se o próximo papa for um asiático ou africano.

Ele explicou que essa diversidade é resultado da internacionalização do colégio de cardeais sob o pontificado de Francisco, onde a maioria não é mais europeia.

Dom Odilo destacou que, embora não se saiba o perfil do novo papa, “não será um novo Francisco”, mesmo que mantenha o nome. Ele ressaltou que o próximo papa deve cuidar da vida da Igreja e dos pobres.

O cardeal, nomeado em 2007 por Bento 16, poderá participar do Conclave para escolha do novo papa, após a morte de Francisco. Ele já participou do Conclave de 2013.

Em coletiva, Dom Odilo enfatizou que a escolha não é uma “campanha eleitoral”, mas um “discernimento coletivo” em oração. As especulações sobre o novo papa serem conservador ou progressista são preocupações externas, pois a mensagem do evangelho abrange ambas as posturas.

Informações da Agência Brasil.

Leia mais em poder360