Próximo Neymar? Plataforma identifica talentos no Brasil com uso de IA em vídeos
Footbao utiliza tecnologia e inteligência artificial para conectar jovens talentos do futebol brasileiro a clubes, facilitando a descoberta de novos atletas em regiões remotas. A plataforma já conta com 100 mil usuários e iniciou negociações para 44 jogadores, destacando-se como uma vitrine para aspirantes a boleiros.
Footbao é uma nova plataforma criada por empresários ítalo-suiços para transformar o Brasil em um celeiro digital de talentos do futebol, utilizando inteligência artificial e dados.
A empresa visa conectar jovens jogadores, especialmente os em áreas remotas, com clubes, facilitando a descoberta de talentos que normalmente não são vistos. Nick Rappolt, CEO da plataforma, destacou a riqueza de jogadores espalhados pelo país.
A Footbao foi estruturada em 2023 e começou como uma rede social semelhante ao TikTok, evoluindo para um marketplace, com 44 jogadores em negociação e 100 mil usuários registrados.
A plataforma utiliza IA para processar vídeos de atletas, criando rankings e perfis filtrados por idade, posição ou nacionalidade. Times têm acesso a um banco de dados para descobrir talentos.
Boris Collardi, ex-CEO do banco suíço Julius Baer e cofundador da Footbao, ressaltou a importância de encontrar talentos. A plataforma busca monetização através de serviços pagos, tanto para atletas quanto para clubes.
A Footbao já conta com 200 projetos de escolinhas e 16 clubes parceiros e planeja expandir para mais 29 clubes até setembro. A primeira contratação intermediada foi a jovem zagueira Glória Gasparini, jogadora do Corinthians e convocada para a Seleção Brasileira Sub-17.
Os executivos têm planos de criar uma fábrica de talentos e expandir a plataforma na América do Sul e Europa, dependendo do avanço no Brasil. Também visam atrair um investidor institucional para ajudar na expansão.