Projeto transforma notas descartadas de real em materiais para cadeiras e outros objetos
Projeto visa reutilizar cédulas de real com erros de impressão, transformando-as em móveis e objetos decorativos. A iniciativa busca prolongar a vida útil dos resíduos gerados pela impressão de dinheiro, contribuindo para a sustentabilidade.
Cédulas de real descartadas após erros de impressão poderão ser transformadas em cadeiras, sofás, pufes, almofadas e objetos decorativos por meio do projeto Tran$forma, da empresa Equipa Group em parceria com a Casa da Moeda do Brasil.
O projeto, iniciado em 2019 e com validade de dez anos, visa reutilizar cerca de 200 toneladas de papel-moeda descartadas anualmente devido a erros de impressão.
As cédulas nunca chegam a circular e são picotadas antes de serem encaminhadas à Equipa, que paga à Casa da Moeda pelo material e distribui royalties sobre os produtos vendidos.
Segundo o CEO da Equipa, Patricio Malvezzi, "a Casa da Moeda fornece a matéria-prima, e a gente dá o destino correto". Os produtos têm preços variados, sendo alguns itens voltados para um público específico.
Entre os produtos fabricados, destaca-se um objeto decorativo em homenagem ao Cristo Redentor, além de usos em exposições, como na Japan House em São Paulo.
A Equipa ressalta que o Tran$forma utiliza apenas papel-moeda descartado antes de ir para circulação, enquanto as cédulas retiradas de circulação pelo Banco Central são trituradas e transformadas em combustível ou tijolos de papel.
Em 2023, o Banco Central informou que mais de 1.600 toneladas de cédulas foram removidas de circulação.