Produção industrial fica estável em janeiro. E você com isso?
Produção industrial brasileira mantém estabilidade em janeiro, mas cresce 1,4% em relação ao ano anterior. Expectativas de crescimento são afetadas por queda no ritmo, indicando pressões inflacionárias e possíveis ajustes na Selic.
Produção industrial no Brasil: estável em janeiro em relação a dezembro, conforme a Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) divulgada pelo IBGE nesta terça-feira (11).
Após três meses de queda, o setor industrial cresceu 1,4% na comparação com janeiro de 2024, marcando o oitavo resultado positivo consecutivo.
O índice acumulado nos últimos doze meses teve um avanço de 2,9%, embora o ritmo de crescimento tenha diminuído.
O resultado ficou abaixo da mediana das previsões (0,4%) de 22 instituições financeiras e consultorias, que variaram de queda de 0,3% a alta de 1,1%.
Importância dos indicadores: fundamentais para avaliar a força da economia brasileira e seus impactos inflacionários.
Com o aumento da atividade, mais dinheiro circula, o que pode pressionar a inflação. O Banco Central está preocupado com este aquecimento e seus efeitos, como evidenciado na última ata do Copom, que aumentou a Selic para 13,25% ao ano.
A elevação da Selic é a estratégia do BC para combater a inflação, já que juros altos encarecem empréstimos e financiamentos, freando os gastos de consumidores e empresas.