HOME FEEDBACK

Produção de minério de ferro da Vale (VALE3) cai 4,5% no primeiro trimestre

Produção de minério de ferro e pelotas da Vale apresenta quedas significativas no primeiro trimestre de 2025. A empresa atribui os resultados a restrições de licenciamento e condições climáticas adversas.

A Vale (VALE3) registrou no primeiro trimestre de 2025 uma produção de minério de ferro de 67,664 milhões de toneladas, uma queda de 4,5% em relação ao ano anterior.

A produção de pelotas também caiu 15,2%, totalizando 7,183 milhões de toneladas.

Os dados são do relatório de produção e vendas divulgado nesta terça-feira (15) pela empresa.

No comunicado, a mineradora mencionou que a produção no Sistema Norte foi 900 mil toneladas menor que no ano passado, devido a restrições de licenciamento e às chuvas intensas.

Apesar disso, o desempenho do S11D foi considerado “sólido”, alcançando a maior produção para um primeiro trimestre.

No Sistema Sudeste, a produção caiu em 1,2 milhão de toneladas devido a manutenções na planta de Cauê, mas foi parcialmente compensada por melhorias em Fazendão e compras de terceiros.

A Vale também destacou que o projeto Capanema está em fase de “ramp-up”, com previsão de atingir a capacidade total no primeiro trimestre de 2026.

No Sistema Sul, a produção foi 1,1 milhão de toneladas menor em relação ao ano anterior, priorizando a produção de itens de maior margem.

O projeto VGR1 também continua seu “ramp-up” e deve ser concluído no segundo trimestre de 2026.

Por fim, a produção de pelotas caiu 1,3 milhão de toneladas devido a menor disponibilidade de “pellet feed” em Itabira e ao aumento das chuvas no Sistema Norte.

Leia mais em valorinveste