HOME FEEDBACK

Produção de minério de ferro da Vale supera projeções com impulso de mina na Amazônia

Produção de minério de ferro da Vale alcança 83,6 milhões de toneladas no segundo trimestre, superando as expectativas de analistas. Apesar do desempenho positivo, vendas ficaram abaixo da produção devido a margens estressadas nas usinas siderúrgicas.

Produção de minério de ferro da Vale supera estimativas no 2º trimestre.

A Vale (VALE3) produziu 83,6 milhões de toneladas de minério de ferro, superando a expectativa de 82 milhões de toneladas. Este é o maior volume para o segundo trimestre desde 2021, impulsionado pela mina S11D em Carajás.

A produção aumentou em comparação ao período do ano anterior e ao trimestre anterior. Contudo, as vendas de minério de ferro ficaram abaixo da produção.

A Vale está mudando sua abordagem para focar em valor ao invés de volume, atendendo à demanda com uma variedade maior de graus de minério. As margens das siderúrgicas estão sob pressão, impactando a venda de minério de maior qualidade.

Preços do minério de ferro caíram desde um pico em fevereiro de 2025, mas recentementese recuperaram com otimismo sobre propostas de reformas na China.

No segundo trimestre, o preço realizado foi de US$ 85,1 por tonelada. Analistas esperam que preços mais baixos e custos elevados impactem os lucros da empresa, que divulgará seus resultados em 31 de julho.

A Vale manteve sua previsão de produção para 2023 entre 325 milhões e 335 milhões de toneladas. O minério de ferro representa cerca de 80% das receitas da empresa.

Além disso, a produção de níquel e cobre também aumentou, com um crescimento de 44,4% e 17,8%, respectivamente, em relação ao ano anterior.

Leia mais em bloomberg