Produção da indústria de SP cai 0,8% em fevereiro e leva resultado nacional ao campo negativo, diz IBGE
Indústria paulista enfrenta queda de 0,8% na produção em fevereiro, refletindo uma oscilação preocupante nos últimos meses. Apesar de um leve crescimento em relação ao ano anterior, o desempenho está aquém do que se observa no Brasil como um todo.
São Paulo, principal parque industrial do Brasil, registrou uma queda de 0,8% na produção em fevereiro em comparação a janeiro, influenciando negativamente a indústria nacional. A média da produção no Brasil caiu 0,1% no mesmo período.
Em comparação a fevereiro de 2024, a indústria paulista teve um aumento de 1,2%, abaixo do 1,5% do resultado nacional.
No primeiro bimestre de 2024, São Paulo avançou 0,9%, inferior ao crescimento de 1,4% do Brasil. No acumulado em 12 meses, ambos atingiram 2,6%.
A queda de 0,8% seguida de um aumento de 1,8% em janeiro indica um comportamento oscilante da indústria paulista, com recuos nos meses anteriores: novembro (-2,8%) e dezembro (-1,1%).
Setores que impactaram a produção em fevereiro foram:
- Derivados de petróleo
- Produtos químicos
- Bebidas
- Celulose, papel e produtos de papel
Atualmente, a produção da indústria paulista está 0,4% abaixo do nível pré-pandemia de fevereiro de 2020 e 22% abaixo do pico histórico em março de 2011. Em contrapartida, a indústria brasileira está 1,1% acima do patamar de fevereiro de 2020.