Prévia do PIB: IBC-Br sobe 0,4% em fevereiro, acima da expectativa do mercado
O crescimento do IBC-Br em fevereiro superou as expectativas do mercado, refletindo uma recuperação econômica. Com uma alta de 4,1% em relação ao mesmo mês do ano anterior, o índice sinaliza um desempenho positivo no trimestre.
IBC-Br registra alta de 0,4% em fevereiro
O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a prévia do PIB do Brasil, subiu 0,4% em fevereiro na comparação com janeiro. A divulgação foi feita pelo Banco Central (BC) na sexta-feira, 11.
Em janeiro, o indicador já havia registrado alta de 0,9%. O resultado de fevereiro ficou acima da expectativa do mercado, que previa alta de 0,2%.
Na comparação com fevereiro de 2024, o IBC-Br teve alta de 4,1%, e no acumulado em 12 meses, o ganho foi de 3,8%.
No consolidado do trimestre encerrado em fevereiro, o indicador apresentou expansão de 3,4%, e ao comparar com o mesmo trimestre do ano anterior, a variação foi de 0,1%.
O que é o IBC-Br?
O IBC-Br é uma prévia do PIB que serve para avaliar o ritmo da economia brasileira ao longo dos meses. Publicado desde março de 2010, o objetivo do índice é mensurar a evolução da atividade econômica e contribuir para a elaboração de estratégia de política monetária.
O índice é utilizado pelos membros do Comitê de Política Monetária (Copom) para avaliar a dinâmica de crescimento e como a Selic a impacta. O BC ressalta que, embora haja comparações naturais, existem diferenças conceituais, metodológicas e de frequência entre o IBC-Br e o PIB.