HOME FEEDBACK

Presidente do México não chegou a 'acordo específico' com Trump sobre tarifas; negociações continuam

Sheinbaum destaca a importância das negociações comerciais com os EUA, em meio à iminência das novas tarifas de 25% sobre componentes de automóveis. As equipes dos dois governos vão trabalhar em alternativas para melhorar a balança comercial entre os países.

Claudia Sheinbaum, presidente do México, disse nesta quinta-feira, 1, que não houve "um acordo específico" com Donald Trump sobre tarifas, mas que concordou em continuar as negociações para melhorar a balança comercial entre os países.

Ela descreveu a conversa telefônica como "muito positiva" e afirmou que as equipes dos dois governos irão trabalhar nos próximos dias em soluções para a balança comercial, um tema que Trump utiliza para justificar tarifas aduaneiras.

O contato foi solicitado pela Casa Branca. Sheinbaum destacou que há interesse mútuo em chegar a acordos comerciais melhores.

O telefonema ocorreu dois dias antes da implementação das tarifas de 25% sobre componentes automotivos, essenciais para a economia mexicana e para o acordo T-MEC com os EUA e Canadá.

As negociações envolverão os secretários de Economia e Fazenda do México e os secretários de Comércio e Tesouro dos EUA, com o objetivo de avançar em temas pendentes que beneficiem ambos os países.

O México tem buscado aliviar a política tarifária dos EUA, e na terça-feira, Trump anunciou medidas que proporcionam um certo alívio ao setor automotivo, considerado um "avanço" por Sheinbaum.

Leia mais em exame