Presidente do INSS é filiado ao PSB, mas partido nega responsabilidade pela indicação
PSB esclarece que Alessandro Stefanutto não foi indicado por eles para o INSS. Afastado após operação da PF, ele é alvo de investigações por fraudes em benefícios previdenciários.
PSB informa sobre afastamento de Alessandro Stefanutto
Alessandro Stefanutto, filia-do ao PSB, foi afastado da presidência do INSS nesta quarta-feira. Sua saída ocorre após a Polícia Federal iniciar uma operação para investigar fraudes em benefícios de aposentados.
A legenda afirmou que não foi responsável pela indicação de Stefanutto para o cargo e expressou apoio à apuração dos fatos. "Respeitados o devido processo legal e o amplo direito de defesa, as denúncias sejam plenamente esclarecidas," disse o PSB.
De acordo com o Valor, Stefanutto foi escolhido pelo ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, do PDT, e estaria em negociações para se filiar ao partido.
A investigação, que começou na Controladoria-Geral da União (CGU), revelou irregularidades relacionadas a descontos de mensalidades sobre benefícios previdenciários, afetando principalmente aposentadorias e pensões.
Até agora, entidades cobraram R$ 6,3 bilhões de aposentados e pensionistas entre 2019 e 2024.