Presidente de El Salvador propõe a Maduro trocar venezuelanos deportados por ‘presos políticos’
Bukele sugere troca de deportados por prisioneiros políticos com Maduro. Proposta é parte de um acordo humanitário entre El Salvador e Venezuela.
Nayib Bukele, presidente de El Salvador, propôs ao presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, a troca de 252 venezuelanos deportados dos Estados Unidos por um número igual de “presos políticos” detidos na Venezuela.
Bukele, aliado do presidente americano Donald Trump, afirma que os venezuelanos apreendidos foram detidos em operações contra gangues, como o Tren de Aragua.
Em sua conta na rede social X, Bukele disse: “Quero propor um acordo humanitário que contemple a repatriação de 100% dos 252 venezuelanos que foram deportados, em troca da liberação e entrega de um número idêntico.”
Ele enfatizou que os "presos políticos" não cometeram crimes, mencionando nomes como Rafael Tudares, Roland Carreño e Rocío San Miguel.
A proposta inclui também lideranças políticas asiladas e cidadãos de outras nacionalidades. Recentemente, Trump utilizou a Lei de Inimigos Estrangeiros para justificar as deportações, enquanto eles estão em um Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), prisão de alta segurança.
Além disso, a Suprema Corte dos EUA suspendeu a deportação de migrantes venezuelanos para El Salvador. O governo americano admitiu um erro ao deportar Kilmar Ábrego, que tinha proteção legal.
Bukele afirmou ser “absurdo” devolver um “terrorista” aos EUA.
Com informações da AFP