HOME FEEDBACK

Premiê Mark Carney vence as eleições legislativas no Canadá

Partido Liberal e Mark Carney emergem vitoriosos em meio a tensões com os EUA. Campanha focada nas ameaças de Trump impulsionou a rejeição à intervenção americana nas eleições canadenses.

O Partido Liberal venceu as eleições legislativas no Canadá, realizadas na segunda-feira (28). A campanha foi influenciada pelas ameaças do presidente dos EUA, Donald Trump, que fez referências à anexação do Canadá.

Após a vitória, o primeiro-ministro Mark Carney afirmou que o país não deve esquecer a “traição” dos EUA. Carney, considerado favorito, baseou sua campanha na oposição a Trump. Em discurso, chamou as ações do presidente americano de “traição” e declarou: “Vamos vencer esta guerra comercial”.

O líder conservador, Pierre Poilievre, reconheceu a derrota e se comprometeu a colaborar com os liberais para proteger os interesses do Canadá. Prometeu buscar um novo acordo comercial que elimine tarifas.

Líderes internacionais também demonstraram apoio a Carney. O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, destacou a intenção de fortalecer relações, enquanto a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou desejo de promover o comércio livre. A China e a Índia, apesar de tensões passadas, também expressaram ânimo para desenvolver relações com o Canadá.

Trump comentou durante a campanha, indicando que o Canadá poderia se tornar o “51º estado dos EUA” e prometendo “zero tarifas”. Em resposta, Carney reforçou a soberania canadense.

As eleições marcaram uma grande reviravolta, com os liberais se recuperando de uma desvantagem de 20 pontos nas pesquisas após a renúncia de Justin Trudeau. A composição do Parlamento ainda não está definida, com a maioria absoluta sendo de 172 cadeiras. Os liberais governaram em minoria desde 2019.

Com informações da AFP
Publicado por Victor Oliveira

Leia mais em jovem-pan