HOME FEEDBACK

Premiê da Espanha pede cooperação do setor privado para obter respostas sobre apagão

Sánchez convoca reunião emergencial com empresas de energia após apagão histórico que afetou a Espanha e Portugal. O primeiro-ministro busca garantias de melhorias para o sistema elétrico e investigações sobre as causas do blecaute.

Apagão na Espanha e Portugal: O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, solicitou a cooperação de empresas do setor de energia para investigar o blecaute desta segunda-feira (28).

Na noite de terça (29), ele anunciou a criação de uma comissão e convocou uma reunião de emergência com representantes da Red Eléctrica, Iberdrola, Endesa, EDP, Acciona Energía e Naturgy para debater o caso.

Sánchez afirmou que mudanças e melhorias são necessárias para garantir o “fornecimento e a competitividade futura” do sistema elétrico.

O apagão, considerado o pior em mais de dez anos, causou a perda de cerca de 60% da energia em apenas cinco segundos, afetando transportes, aeroportos, linhas telefônicas e sinais de trânsito em toda a Península Ibérica.

Infelizmente, cinco pessoas morreram devido aos efeitos do apagão.

As operadoras negaram a possibilidade de um ataque cibernético ser a causa, mas Sánchez não descarta nenhuma hipótese.

O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, pediu uma auditoria independente à Agência de Cooperação dos Reguladores de Energia (ACER) da União Europeia para esclarecer as causas do problema.

Leia mais em valoreconomico