“Precisamos reduzir nossa dependência das big techs”, diz Dweck
Esther Dweck defende a necessidade de autonomia tecnológica do Brasil frente às big techs. Ministro da Fazenda já se reuniu com investidores para discutir atração de data centers e reformas tributárias.
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, criticou as tarifas impostas pelo presidente dos EUA, Donald Trump, sobre produtos brasileiros. Ela destacou a necessidade de reduzir a dependência de serviços de nuvem de empresas estrangeiras.
A declaração ocorreu na 5ª feira (31.jul.2025), durante a 23ª Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), segundo a Folha de S. Paulo.
Dweck comentou: “Os serviços de nuvem usados pelo governo brasileiro ainda são fornecidos pelas big techs. Temos um gap tecnológico grande e precisamos avançar para serviços próprios.”
Ela alertou sobre o risco de sanções de empresas contra o Brasil devido ao tarifaço de Trump e mencionou que o governo incentiva a oferta de serviços de nuvem por empresas nacionais, embora isso ainda leve tempo para se concretizar.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, se reuniu em maio com investidores e big techs do Vale do Silício para discutir a política de data centers no Brasil.
As novas regras dessa política podem atrair R$ 2 trilhões em investimentos na próxima década, segundo o MDIC (Ministério de Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
As medidas incluem incentivos fiscais e a garantia de segurança jurídica para os centros de dados, com objetivo de baixar custos de operação, onde 85% são despesas de capital, como tecnologia da informação.
Com essas ações, o governo visa tornar o sistema tributário brasileiro mais competitivo, ajustando impostos de importação e tributos federais.