PRD expulsa Fernando Collor do partido
Fernando Collor é expulso do PRD após condenação criminal. O partido reitera seu compromisso com a democracia e a Constituição ao tomar a decisão.
PRD expulsou Fernando Collor de Mello por condenação criminal. A decisão foi anunciada em nota, destacando o compromisso do partido com a democracia e a Constituição Federal.
Collor, condenado a 8 anos e 10 meses de prisão por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e associação criminosa, foi preso em Maceió (AL) na madrugada de sexta-feira (25.abr.2025). A prisão foi determinada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, após a condenação ocorrida em 2023.
A denúncia, parte da Operação Lava Jato, acusou Collor de receber R$ 20 milhões em propina para favorecer a UTC Engenharia em contratos com a BR Distribuidora. O processo de impeachment do ex-presidente ocorreu há 33 anos por corrupção durante seu governo.
O PRD, ao cancelar a filiação de Collor, citou o artigo 15 da Constituição, que prevê a suspensão dos direitos políticos em caso de condenação transitada em julgado. O partido reafirmou sua política de não se manifestar sobre decisões judiciais.
Leia a íntegra da nota do PRD:
“O PRD reafirma seu compromisso com a democracia, boa administração e honestidade. Hoy, 25, informamos que, após a negativa do último recurso de Collor, realizamos o cancelamento de sua filiação partidária, com base na legislação vigente.”