Praça dos Três Poderes recebe turistas, mas continua com grades
A praça dos Três Poderes reabre com monitoramento policial após fechamento temporário. Restrições permanecem em vigor para garantir a segurança pública após protestos recentes.
Turistas voltam à praça dos Três Poderes em Brasília neste domingo (27.jun.2025), mas com restrições.
O local permanece cercado por grades e monitorado por polícia. No sábado (26.jul), a praça esteve fechada por ordem do ministro do STF, Alexandre de Moraes.
O restaurante Casa de Chá reabriu após um dia fechado. Anúncio foi feito via Instagram e o estacionamento do prédio do STF também está disponível para clientes.
Visitantes podem ser revistados se houver suspeita de transporte de artefatos para manifestações.
A praça foi criada por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, simbolizando a harmonia entre os Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário.
A medida de domingo seguiu após o deputado Hélio Lopes (PL-RJ) montar um acampamento no local, onde fez um protesto solitário. Ele deixou a área após a PM cumprir ordem de remoção dada por Moraes.
A decisão proíbe acampamentos em um raio de 1 km da praça, visando segurança pública e prevenção de atos criminosos como os de 8 de janeiro de 2023. Leia a íntegra do documento (PDF – 50 MB).