PPI: índice de preços ao produtor nos EUA fica estável em junho. E daí?
Estabilidade no PPI contradiz expectativas de alta, refletindo incertezas econômicas. O Federal Reserve continua cauteloso em sua política monetária diante das pressões inflacionárias.
Índice de preços ao produtor (PPI) dos EUA permaneceu estável em junho em relação a maio, conforme reportou o Escritório de Estatísticas Trabalhistas (BLS).
A expectativa dos economistas, conforme o The Wall Street Journal, era de um avanço de 0,2%.
O núcleo do PPI, que exclui itens voláteis como energia e alimentos, também não registrou variação, contrariando a previsão de 0,2%.
A divulgação do PPI ocorreu um dia após o índice de preços ao consumidor (CPI) mostrar um avanço de 0,3%, em linha com as expectativas.
Preocupações com a inflação têm levado o Federal Reserve (Fed) a ser mais cauteloso em relação aos juros.
No último encontro, o Fed manteve os juros em 4,25% a 4,5% pela terceira vez consecutiva, apesar de pressões políticas do ex-presidente Donald Trump.
Medidas do governo republicano, como tarifas sobre importados e deportações, podem impactar a inflação, o que sustenta a cautela do Fed.
Altos juros nos EUA tornam os títulos do Tesouro mais atrativos, levando investidores a redistribuir recursos. Em cenário de queda dos juros, aumenta o interesse por mercados como a bolsa brasileira.