HOME FEEDBACK

Portaria do 1º leilão de baterias sairá até fim de maio

Ministro anuncia publicação da portaria para leilão de baterias até maio e viagem à China para conhecer tecnologias locais. Cancelamento do leilão de reserva de capacidade é lamentado, mas novo edital deve ser publicado em breve.

Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), anunciou que a portaria do 1º leilão de baterias de armazenamento de energia será publicada até o fim de maio de 2025.

A contratação está prevista para ainda este ano, com o objetivo de adquirir entre 1 e 2 GW (gigawatt) em sistemas de armazenamento.

Silveira viajará para a China na próxima semana para conhecer projetos de empresas locais, como a Huawei.

O foco é garantir estabilidade às energias intermitentes, como eólica e solar, que têm crescido na matriz elétrica brasileira.

Além disso, o ministro busca atrair empresas para fornecer baterias e explorar parcerias futuras para o setor elétrico.

Silveira lamentou o cancelamento do leilão de reserva de capacidade, agendado para 27 de junho, devido à “grande judicialização”. Um novo edital deve ser publicado em até 60 dias.

O leilão visava contratar usinas térmicas e hidrelétricas para aumentar a segurança energética do país. A operação estava prevista entre 2025 e 2030, com contratos de 10 a 15 anos.

A recente decisão da 17ª Vara Federal do Distrito Federal suspendeu o processo até que uma audiência pública seja realizada.

Leia mais em poder360