Por que o papa Francisco decidiu ser enterrado fora do Vaticano
Papa Francisco decide ser enterrado fora do Vaticano, conforme seu desejo expresso em testamento. Ele optou por um "túmulo simples" na Basílica de Santa Maria Maior, sua igreja favorita em Roma.
Papas e seus túmulos
Todos os últimos nove papas estão enterrados na Basílica de São Pedro, no Vaticano, exceto o papa Francisco, que decidiu quebrar esta tradição. Ele optou por ser enterrado fora dos muros do Vaticano.
O último papa sepultado fora do Vaticano foi Leão XIII (1810-1903), na Basílica de São João de Latrão, em Roma.
No seu testamento, datado de 29 de junho de 2022 e divulgado após sua morte, Francisco expressou o desejo de um “túmulo simples” na Basílica de Santa Maria Maior, sua igreja favorita em Roma.
Essa basílica é a primeira dedicada à Virgem Maria no Ocidente e ocupa um local histórico. A construção está ligada a um sonho do papa Libério, que mandou construir a igreja onde caiu neve em pleno verão romano.
O testamento do papa menciona sua devoção a Maria: “Sempre confiei a minha vida e o ministério sacerdotal à Mãe do Nosso Senhor, Maria Santíssima”.
O papa Francisco desejou ser enterrado no nicho entre a Capela da Salus Populi Romani e a Capela Sforza, com uma simples inscrição: “Franciscus”.
Na Basílica de Santa Maria Maior, onde ele será sepultado, há importantes relíquias e está a famosa imagem da Salus Populi Romani, que mostra Maria com o Menino Jesus.
Resumo: O papa Francisco optou por ser enterrado na Basílica de Santa Maria Maior, fora do Vaticano, em um túmulo simples, expressando sua devoção à Virgem Maria.