Por que Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos?
Eduardo Bolsonaro afirma que não planeja retornar ao Brasil e enfrenta risco de perder mandato. Político vive nos EUA, alegando perseguição política e articula anistia para seu pai e outros envolvidos em processos judiciais.
Licença do deputado Eduardo Bolsonaro expira. O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) teve sua licença de 120 dias expirada no dia 20. Ele está nos Estados Unidos desde março e não pretende retornar ao Brasil, o que pode resultar na perda de seu mandato.
Eduardo alega estar nos EUA devido a uma suposta perseguição política por parte do ministro do STF, Alexandre de Moraes. Na semana passada, ele afirmou que "sacrificará seu mandato" por medo de prisão ao voltar para o Brasil.
Ele justificou sua mudança internacional por querer defender seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu no STF, e por receios de sanções. A ideia inicial de sua licença envolvia buscar anistia para seu pai e outros envolvidos nos eventos de 8 de janeiro de 2023.
Eduardo tem conversado com membros do governo Trump sobre a anistia do ex-presidente brasileiro. Em julho, Donald Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre produtos do Brasil, citando como justificativa a "caça às bruxas" contra Jair.
Em um podcast, Eduardo referiu-se à taxação como a "Tarifa Moraes", concordando com as ações de Trump contra o Brasil. Com a licença expirada, suas faltas na Câmara dos Deputados serão contabilizadas e ele poderá perder o cargo se não retornar até novembro.
Estagiário sob supervisão de Diogo Max