Por ordem de Moraes, deputado é retirado de protesto em frente ao STF
Deputado federal é retirado de acampamento em Brasília após ordem do STF. A medida foi solicitada pela Procuradoria-Geral da República em meio à investigação de Bolsonaro por tentativa de golpe.
Deputado Federal Hélio Lopes (PL-RJ) foi retirado do acampamento na Praça dos Três Poderes, em Brasília, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, do STF.
O protesto, iniciado na madrugada deste sábado (26.jul.2025), contou com Lopes usando um esparadrapo na boca e uma camiseta da bandeira de Israel, declarando estar em "jejum de palavras".
O pedido para a remoção foi feito pela PGR (Procuradoria-Geral da República). O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), foi intimado pela Polícia Federal a cumprir a ordem.
Em outra decisão, Moraes determinou o uso de tornozeleira eletrônica para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é réu em ação penal por tentar golpe de Estado em 2022. Caso condenado, a pena pode ultrapassar 40 anos.
Moraes também enfatizou a proibição de uso de redes sociais por Bolsonaro, que se estende à divulgação de trechos de entrevistas. Publicações por terceiros poderão ocasionar acusações de violação das medidas cautelares, levando o ex-presidente à prisão.