“Por 500 anos, nos exploraram”, diz neta de Lula ao criticar tarifaço
Bia Lula critica a exploração histórica do Brasil e defende a autonomia nacional diante das pressões estrangeiras. Em seu vídeo, ela ressalta a luta do avô em comparação à inércia de Bolsonaro frente ao governo dos EUA.
Bia Lula, neta do presidente Luiz Inácio Lula Silva (PT), publicou um vídeo em suas redes sociais criticando o presidente dos EUA, Donald Trump, e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na 3ª feira (22.jul.2025).
No vídeo, ela comentou sobre o tarifaço dos EUA a produtos brasileiros e a ofensiva contra o Pix. Bia destacou que “por 500 anos”, os brasileiros foram explorados e mantidos de joelhos, afirmando: “Agora que levantamos a cabeça, eles querem nos quebrar”.
Ela ressaltou que o Pix foi criado pelo Banco Central brasileiro e que atualmente é defendido por Lula. “Bolsonaro já teria entregado tudo de bandeja para os americanos", disse.
Bia comparou as reações de seu avô e Bolsonaro frente às ações do governo dos EUA: “Quando Trump ataca o Pix, Bolsonaro fica quietinho, mas Lula bate o pé e diz: o Pix é do povo brasileiro.”
O vídeo de Bia segue o estilo de gravações do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG), com fundo escuro, música dramática e legenda.