População do Japão cai e número de idosos atinge recorde
O Japão enfrenta um desafio demográfico crescente, com a população em declínio e um recorde de pessoas idosas. Enquanto a taxa de natalidade permanece baixa, o governo busca soluções para reverter essa tendência preocupante.
Japan’s Population Decline: O Japão registrou uma nova queda populacional, atingindo 123,8 milhões de habitantes em 1º de outubro de 2024, com uma redução de 0,44% em relação ao ano anterior. Este é o 14º declínio anual consecutivo, conforme relatório do Ministério do Interior.
A diminuição entre cidadãos japoneses foi de 898 mil pessoas (0,74%), totalizando 120,3 milhões. Por outro lado, o número de estrangeiros no Japão atingiu um recorde de 3,5 milhões, segundo o jornal NHK.
O país enfrenta um desafio demográfico significativo com uma população em idade ativa decrescente. Pessoas com 65 anos ou mais representam 29,3% da população, e aqueles com 75 anos ou mais correspondem a 16,8%.
A população jovem está em níveis mínimos, com 13,8 milhões de pessoas com 15 anos ou menos (11,2%). A faixa entre 15 e 64 anos, considerada em idade ativa, é de 59,6%.
Apenas Tóquio e as províncias vizinhas Saitama, Kanagawa e Chiba concentram cerca de 30% da população nacional. Entre as 47 prefeituras, Tóquio e Saitama registraram aumento populacional.
A província de Akita liderou o declínio, com 1,87%, seguida por Aomori e Iwate, no norte do país.
A diminuição populacional é um desafio global, mas o Japão enfrenta a questão de forma crítica, com altos índices de mortalidade e baixa taxa de natalidade.
Para enfrentar essa situação, o governo japonês implementa esforços para estimular o aumento de nascimentos, incluindo subsídios para casais e auxílios em educação e saúde.