Ponto para fundos imobiliários! Vacância em SP é a menor desde a pandemia
Mercado de escritórios em São Paulo apresenta recuperação significativa, com redução da taxa de vacância e aumento na absorção de espaços. Especialistas veem oportunidades promissoras em Fundos de Investimento Imobiliário devido à realocação de empresas para áreas menos congestionadas.
Paulistano retoma o trabalho presencial, com o mercado de escritórios corporativos em crescimento na primeira metade do ano.
A taxa de vacância de prédios em São Paulo caiu para 17,5%, o menor nível desde a pandemia, segundo a SiiLA.
Oportunidade de investimento em Fundos de Investimento Imobiliário (FII) é destacada por Giancarlo Nicastro, da consultoria SiiLA.
A absorção líquida de escritórios foi de 131 mil metros quadrados, com área negociada atingindo 342 mil metros quadrados.
- Escritórios de primeira categoria tiveram queda na vacância de 20% para 17,5%.
- Empresas estão realocando para áreas menos caras, como a Chácara Santo Antônio.
- O percentual de funcionários que ocupam escritórios em dias presenciais subiu para 60% a 65%.
Giancarlo Nicastro aponta que Fundos de Investimento Imobiliário de áreas adjacentes à Faria Lima têm potencial de valorização, já que grandes empresas movimentam o mercado.
Felipe Sousa, da Eleven, observa que fundos de lajes corporativas estão apresentando bom desempenho, reduzindo a vacância e endividamento.
Observação: O mercado de FIIs não absorverá totalmente a recuperação, com apenas 52 prédios sob propriedade de FIIs entre 902 monitorados pela SiiLA.