Polícia Civil faz operação contra banqueiro Nelson Pinheiro e seus irmãos
Operação visa apreender até R$ 500 milhões em bens dos investigados. O banqueiro e seus irmãos são suspeitos de desvio de dinheiro e lavagem de dinheiro desde 2016.
Polícia Civil de São Paulo realiza operação contra o banqueiro Nelson Nogueira Pinheiro e seus irmãos, acusados de desviar dinheiro de clientes.
A Justiça autorizou a apreensão de bens dos investigados, até R$ 500 milhões. Os alvos são os endereços de:
- Nelson Pinheiro
- Noberto Nogueira Pinheiro (controlador do Banco Pine)
- Jaime Nogueira Pinheiro Filho
Os três são sócios da MRCP Participações S/A. A operação, chamada “Floresta Devastada”, cumpre 11 mandados de busca e apreensão em nove endereços.
Investigações de 2016, vinculadas à Operação Lava-Jato, revelaram um esquema de lavagem de dinheiro com o FPB Bank, banco panamenho de Nelson Pinheiro, que operava clandestinamente no Brasil.
A investigação atual iniciou em 2023, após ordem do juiz da 1ª Vara de Falência e Recuperações Judiciais para apurar suspeitas de fraude na recuperação extrajudicial da Brickell Participações.
Nelson Pinheiro, de uma família tradicional do Ceará, herdou o antigo banco BMC e possui participação na Ducoco e na BRK Financeira, a última em liquidação extrajudicial pelo Banco Central em 2023.