HOME FEEDBACK

Poder360 aguarda STF autorizar entrevista com Filipe Martins

Ministro do STF analisa pedido de entrevista com Filipe Martins enquanto julgamento do ex-assessor de Bolsonaro inicia. Proibição anterior de entrevistas gera questionamentos sobre a igualdade de tratamento entre os envolvidos em casos relacionados ao golpe de 2022.

O Poder360 aguarda há 41 dias autorização do ministro do STF, Alexandre de Moraes, para entrevistar Filipe Martins, ex-assessor de Jair Bolsonaro, suspeito de participar da tentativa de golpe em 2022.

A 1ª Turma do STF começará a julgar, nesta terça-feira (22.abr.2025), se acolhe a denúncia contra Martins e mais 5 pessoas do núcleo de “gerência”. O pedido de entrevista foi protocolado em 12 de março de 2025, e o jornal defende que a entrevista é de interesse público.

Em agosto de 2024, Moraes proibiu Martins de falar ao Folha de S.Paulo, argumentando que a entrevista violaria as medidas cautelares impostas para sua soltura. Martins havia sido preso em fevereiro de 2024 na operação Tempus Veritatis, mas foi liberado em agosto.

A medida cautelar proibia Martins de se comunicar com outros investigados, mas agora todos denunciados pela PGR em fevereiro de 2025 não são mais investigados. Enquanto isso, Bolsonaro, considerado mentor do golpe, é livre para dar entrevistas e interagir nas redes sociais.

Bolsonaro esteve ativo, concedendo entrevista ao SBT e participando de lives, enquanto a cabeleireira Débora Rodrigues dos Santos, que também está envolvida nos atos de 8 de janeiro, enfrenta restrições semelhantes às de Martins.

Martins está em Brasília e acompanhará o julgamento no plenário da 1ª Turma. Moraes reiterou que não devem ser realizadas imagens do julgamento, sob pena de multa e prisão.

Leia mais em poder360