HOME FEEDBACK

Poder Explica: o que é a taxa Selic

Taxa Selic é crucial para a economia brasileira, influenciando o crédito, investimentos e a inflação. Definida pelo Copom a cada 45 dias, suas mudanças impactam diretamente o bolso do consumidor.

A Selic é a taxa básica de juros do Brasil, definida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central. Esta taxa serve como referência para todas as demais taxas de juros no país.

O termo “Selic” se origina do Sistema Especial de Liquidação e Custódia, onde títulos públicos federais são negociados. Ela representa os juros médios das operações de 1 dia entre instituições financeiras.

A Selic é a principal ferramenta do Banco Central para controlar a inflação. Para conter o consumo, a taxa pode ser elevada; para estimular a economia, pode ser reduzida. Isso afeta diretamente os juros de empréstimos e financiamentos.

Além de influenciar diretamente os rendimentos de aplicações de renda fixa, como CDBs e poupança, a Selic impacta também o câmbio e os investimentos estrangeiros.

Alterações na Selic são sentidas rapidamente pelo consumidor. Juros baixos facilitam parcelamentos e financiamentos, enquanto juros altos restringem o acesso ao crédito.

A Selic é definida em reuniões do Copom a cada 45 dias, compostas por 9 integrantes, com decisão sem empates. As reuniões duram 2 dias, sendo a 1ª dedicada a apresentações e a 2ª à definição da política monetária.

Os comunicados sobre as decisões são divulgados após a 2ª sessão às 18h30, e a ata detalhando as decisões é publicada às 8h da terça-feira seguinte.

Leia mais em poder360