PM fecha praça dos Três Poderes a mando de Moraes; veja fotos
Ministro do STF determina fechamento da praça para prevenir novos protestos. A medida ocorreu após deputado montar acampamento no local e visa garantir a segurança pública.
A Praça dos Três Poderes, em Brasília, está fechada desde este sábado (26.jul.2025) por determinação do ministro Alexandre de Moraes do STF.
A Polícia Militar do Distrito Federal atendeu a ordem, instalando grades de contenção ao redor da área, que é frequentemente visitada por turistas nos fins de semana.
A reabertura da praça não tem previsão definida.
A medida foi anunciada após o deputado federal Hélio Lopes (PL-RJ), aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, montar um acampamento no local em protesto.
Lopes, que estava em jejum de palavras com um esparadrapo na boca e camiseta da bandeira de Israel, deixou o local após a ordem de remoção.
Moraes justificou o fechamento da praça para prevenir novos episódios similares aos acontecimentos de 8 de Janeiro.
Na sua decisão, ele afirmou: “Para garantir a segurança pública e evitar novos eventos criminosos semelhantes aos atos golpistas ocorridos em 8/1/2023, determino a proibição de qualquer acampamento em um raio de 1 km da Praça dos Três Poderes, Esplanada dos Ministérios e, obviamente, em frente aos quartéis das Forças Armadas”.