HOME FEEDBACK

PIB dos EUA se recupera e avança 3% no segundo trimestre, acima do esperado

Crescimento do PIB dos EUA alcança 3,0% no segundo trimestre, superando previsões. A melhora é distorcida por importações e gastos moderados dos consumidores, apontando para desafios futuros na economia.

Crescimento Econômico dos EUA

O crescimento econômico dos Estados Unidos se recuperou mais do que o esperado no segundo trimestre, com um aumento de 3,0% no Produto Interno Bruto (PIB), após uma queda de 0,5% no primeiro trimestre.

A melhora foi impulsionada por importações e um aumento moderado nos gastos dos consumidores. Contudo, o dado principal foi distorcido pelo comércio.

Economistas destacam que a política comercial protetiva do presidente Trump, com tarifas altas sobre importações, dificultou a avaliação clara da economia.

As vendas finais para compradores domésticos são vistas como um termômetro mais confiável do crescimento econômico. No primeiro trimestre, um déficit recorde no comércio de mercadorias afetou a economia, mas essa tendência se inverteu no segundo trimestre.

Pesquisas anteriores indicavam um crescimento projetado de 2,4%% para o PIB. Porém, dados recentes permitiram que economistas revisassem essa estimativa para 3,3%%.

Apesar das projeções otimistas para o segundo trimestre, economistas preveem um crescimento econômico fraco no segundo semestre, apontando alta taxa tarifária e falta de acordos comerciais abrangentes.

O Federal Reserve deve manter sua taxa de juros entre 4,25%% e 4,50%% após sua reunião de política monetária, ignorando pressões para cortes nas taxas.

Leia mais em infomoney