HOME FEEDBACK

PIB dos EUA acelera no segundo trimestre e vai a 3%

Crescimento do PIB surpreende, mas importações e gastos moderados dos consumidores levantam dúvidas sobre a real saúde da economia americana. Mercado de trabalho também apresenta sinais mistos, com aumento na criação de vagas, mas uma previsão de alta na taxa de desemprego.

Crescimento econômico dos EUA se recupera no segundo trimestre, superando expectativas com crescimento de 3% no PIB, após contração de 0,5% no primeiro trimestre.

A melhoria foi influenciada principalmente por importações, levantando dúvidas sobre a saúde da economia. A política comercial protecionista do presidente Trump e as tarifas aumentaram a distorção nos dados.

Economistas sugerem focar nas vendas finais para consumidores, que refletem o crescimento econômico subjacente.

Embora uma pesquisa prevesse crescimento de 2,4%, novas informações indicaram um ajuste das estimativas para 3,3%.

Os componentes comerciais continuam a ser voláteis e especialistas apontam para um crescimento econômico fraco no segundo semestre.

No setor de trabalho, foram abertas 104 mil vagas em julho, superando as previsões, após uma perda revisada de 23 mil em junho.

A taxa de desemprego deve aumentar de 4,1% para 4,2%. Expectativa é de que o Federal Reserve mantenha a taxa de juros entre 4,25% e 4,5% durante o anúncio de hoje.

Leia mais em folha