HOME FEEDBACK

PIB do México cresce no primeiro trimestre em meio a incerteza por tarifas

O crescimento econômico no primeiro trimestre foi impulsionado pelo avanço na agricultura, em meio a incertezas comerciais com os Estados Unidos. A presidente Claudia Sheinbaum considera o resultado uma "boa notícia" diante da concorrência tarifária imposta por Trump.

A economia mexicana cresceu 0,6% no primeiro trimestre, apesar das incertezas sobre tarifas dos EUA, conforme dados do Instituto Nacional de Estatística (Inegi).

O México é vulnerável às tarifas do presidente americano Donald Trump, pois 80% de suas exportações vão para os EUA. O setor industrial contraiu 1,4%, as atividades primárias avançaram 6% e o setor de serviços subiu 1,3%.

Frente ao trimestre anterior, o PIB mexicano teve um avanço de 0,2%. Na comparação, o setor industrial recuou 0,3%, enquanto as atividades primárias cresceram 8,1%.

A Capital Economics apontou que a fraqueza industrial reflete o impacto negativo das tarifas americanas. A presidente Claudia Sheinbaum considerou o crescimento uma "boa notícia", dada a incerteza do cenário econômico global.

O FMI prevê uma contração de 0,3% na economia mexicana para este ano, mas o governo espera crescer entre 1,5% e 2,3% em 2025.

Em relação ao setor automotivo, Sheinbaum considerou as novas medidas do governo dos EUA um "avanço". Tarifas de 25% não se acumularão sobre veículos importados e há um período de carência de dois anos para adequações das cadeias de suprimento.

Essas mudanças representam condições melhores para a indústria automotiva e um reconhecimento do valor do tratado comercial T-MEC.

Leia mais em exame