PF mira familiares e pessoas ligadas ao deputado Elmar Nascimento em operação sobre desvio de emendas
Polícia Federal realiza nova fase da Operação Overclean focada em familiares de deputado. A investigação apura fraudes em emendas parlamentares destinadas a Campo Formoso, na Bahia.
Operação Overclean: nova fase da Polícia Federal (PF) nesta quinta-feira (17) investiga familiares do deputado federal Elmar Nascimento (União Brasil).
A investigação foca no repasse de emendas parlamentares via Codevasf, destinadas ao município de Campo Formoso (BA), onde seu irmão, Elmo Nascimento, é prefeito.
A operação foi autorizada pelo ministro Kassio Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), e não atingiu Elmar. Os alvos incluem:
- Elmo Nascimento (irmão do deputado)
- primo do deputado
- vereador Francisco Nascimento
- Amaury Albuquerque Nascimento (ex-assessor)
- Marcelo Moreira Pinto (ex-presidente da Codevasf)
Além disso, Marco Moura e Alex Parente, que foram presos na fase anterior, tiveram valores bloqueados e estão sob investigação.
Essa é a quinta fase da Operação Overclean, realizada em conjunto com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Receita Federal. O objetivo é desarticular uma organização criminosa suspeita de:
- fraudes licitatórias
- desvio de recursos públicos
- corrupção
- lavagem de dinheiro
São cumpridos 17 mandados de busca e uma ordem de afastamento cautelar nos estados da Bahia, Pernambuco e no Distrito Federal, todos expedidos pelo STF. O bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas de envolvidos também foi determinado.
Elmar Nascimento não se pronunciou até o momento.