HOME FEEDBACK

PF investiga ex-presidente da Codevasf por desvio de recursos públicos

Operação investiga suposto desvio de R$ 85,7 milhões em emendas parlamentares destinadas à Bahia. A PF deflagrou mandados em várias cidades, visando desarticular uma organização criminosa relacionada ao ex-presidente da Codevasf e a parlamentares.

A Polícia Federal (PF) investiga o ex-presidente da Codevasf, Marcelo Moreira, e associados do deputado federal Elmar Nascimento (União-BA) por suspeita de desvio de recursos públicos de emendas parlamentares.

A 5ª fase da operação Overclean foi deflagrada em 17 de julho de 2025. Durante as buscas em Salvador, o pai de Moreira foi preso em flagrante por posse ilegal de arma.

A operação, em parceria com a Controladoria Geral da União (CGU) e a Receita Federal, visa desarticular uma organização criminosa que >fraudava licitações, desviava verbas públicas, praticava corrupção e lavava dinheiro.

As investigações têm foco no desvio de recursos para Campo Formoso (BA). A PF cumpriu 18 mandados de busca e apreensão em 6 cidades, resultando no afastamento cautelar de um funcionário público e no bloqueio de R$ 85,7 milhões em contas.

Campo Formoso é o ponto central do esquema. O grupo manipularia licitações e desviaria emendas parlamentares destinadas à cidade, cujo prefeito é Elmo Aluízio Vieira do Nascimento, irmão de Elmar.

Entre os investigados estão Amaury Albuquerque Nascimento, ex-assessor de Elmar, e Francisco Nascimento, ex-vereador e primo do deputado. A investigação, por envolver Elmar, foi encaminhada ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Marcelo Moreira comandou a Codevasf de 28 de agosto de 2019 a 17 de junho de 2025. A PF também realizou buscas em endereços ligados a ele em Brasília.

O Poder360 tentou contato com os alvos da operação, mas não obteve retorno até o momento.

Leia mais em poder360